domingo, 15 de julho de 2012

Tema: SERVINDO AO PROPÓSITO DE DEUS PARA ESTA GERAÇÃO (Atos 13:36) – Gilson Rodrigo


Martinho Lutero, que abalou sua geração com a verdade da justificação pela fé, disse: “Se você prega o Evangelho e não o relaciona com os problemas de sua geração, de jeito nenhum está pregando o Evangelho”.

A verdade do Evangelho não se altera, mas o modo como essa verdade é apresentada a cada geração pode variar.

Por exemplo: evangelização de rua, concertos de rock, teatros cristãos, exibições de grupos, têm sido abençoados por Deus para alcançar e ganhar os perdidos.

Quando Atos diz que “Davi serviu ao propósito de Deus em sua geração”, fica claro que Deus tem um propósito para cada geração.

Mas o que se pode dizer a respeito da geração atual? Quais seriam alguns pontos que nos ajudariam a entender o que a faz agir do modo como age? Talvez possamos responder melhor a essas perguntas pela observação da época e das características de gerações passadas.

Os estudiosos chamam a geração nascida entre a década de 1900 e 1920 de “Geração dos Soldados” – G.I.
Generation. O mundo naquela época foi abalado por acontecimentos fora da compreensão ou controle dessa geração (exemplo: Primeira Guerra Mundial). Depois veio a “Geração do Silêncio”, os nascidos durante a Segunda Guerra Mundial, onde a sobrevivência diária era sua maior preocupação, num mundo sem perspectivas e com “filas para pegar o pão”. 

A geração pós-guerra – em torno de 80 milhões de pessoas – é denominada “Baby Boomers” (Explosão de Bebês).
Os soldados da Segunda Guerra voltaram para casa e procriaram como nunca antes. Essas crianças, nascidas entre o final dos anos 1940 até a década de 1970 chegaram a um mundo de prosperidade e possibilidades. Mas novas
influências do rock, da TV, das drogas e da promiscuidade sexual, geraram um grande senso de alienação.

O fato de haver um grande número de “Baby Boomers” criou um problema para a geração posterior: a “Geração X”,que segundo as pesquisas, trata com frustrações e inseguranças, dentre elas, a saturação do mercado de trabalho
por causa dos “Baby Boomers”. Ainda, a nova geração vive em sua tentativa de descobrir a própria identidade.

Estudos de revistas de renome (Time, Veja) confirmam algumas características que distinguem a geração X de seus antecessores:

1) Perda da estrutura familiar: censos mostram que menos de 10% dos lares atuais representam uma constituição típica de família (pai no trabalho, mãe em casa com as crianças). Pressões econômicas que forçaram as
mães a trabalhar geraram um aumento muito grande de crianças que ficam em casa sozinhas. Além disso violência no lar, divórcio e abuso por parte dos pais, fizeram do conceito de família uma raridade. Família é o meu lugar de
refúgio?
2) Medo de relacionamentos: outra pesquisa mostrou que 58% dos entrevistados da Geração X não queriam ter um casamento como o dos pais. Quase 50% dos filhos eram resultantes de pais divorciados.
3) Falta de objetivos: os estudos afirmam que essa geração não é tão direcionada para a carreira como a anterior, mas sim para a realização pessoal. A saturação do mercado de trabalho e a luta por dinheiro que os pais
travam e que não lhes trás felicidade estão entre os principais motivos. As pessoas desta geração parecem não ter um causa! Existe uma falta de compromisso.
4) Falta de coesão social: a atual geração luta por uma identidade. Parece nunca chegar a um consenso sobre música (a volta a vários estilos de décadas anteriores predomina), estilo de roupa (volta de estilo anterior novamente), corte de cabelo, entre outros.
5) Sem heróis: de acordo com as pesquisas, menos de 10% dessa geração consegue chegar a um consenso sobre seus heróis. Admira sim alguns ídolos do cinema e música (Michael Jackson, Madonna), mas que muitas vezes já
foram consumidos pelo estilo de vida longe dos holofotes.
Adjetivos como sem esperança, sem objetivo, apática e preguiçosa, têm sido usados para descrever essa safra de  jovens.
Mas não podemos parar por aí. O nosso Deus se alegra nas coisas que achamos impossíveis (Ezequiel 37:3, 4 e 10)!
Ele é o Deus que disse a Ezequiel que faria o impossível. DEUS TEM UM PLANO PARA A NOSSA GERAÇÃO!

A geração que perdeu a fé nas autoridades, humildemente se submete (abre mão de muitas coisas) a Jesus, que tem toda autoridade nos céus e na terra. Sua falta de objetivo é transformada num desejo fervoroso de levar o
Evangelho aos confins da terra. A geração sem causa descobre a maior de todas as causas: levar o Evangelho do Reino a todas as nações do planeta.

A geração que não tem estrutura familiar e teme relacionamentos redescobre o propósito de Deus para a família. Os adolescentes e jovens começam a acreditar que o verdadeiro amor pode esperar e a virgindade volta a ser virtude.

Os antigos heróis ou a falta deles dão espaço à paixão pelo Herói dos heróis: Jesus Cristo. Temos que crer que somos a geração que verá o derramar da glória de Deus sobre a terra.

Paulo encoraja Timóteo na carta que escreveu a ele. Timóteo era um protótipo da Geração X. Ele era jovem,
inseguro, tímido e até fisicamente debilitado (1 Timóteo 5:23). Era produto de um casamento misto e passou parte
de sua juventude sendo criado por uma mãe solteira e sua avó (fortes cristãs).
Timóteo foi desafiado por Paulo a lutar por sua fé. Ele lembra a Timóteo de sua criação dentro do ensino da Bíblia,avisando-o de que haveria distrações pelo caminho que tentariam impedi-lo de chegar a seu destino como “um bom
ministro de Jesus Cristo”. Quantas vezes os “divertimentos inocentes” roubam o nosso tempo?

Sabemos que nos aproximamos do fim dos tempos (falsos cristos, guerras, terremotos, muito ódio, traição e derramamento de sangue) e o Senhor da seara chama hoje do mesmo modo que nos dias de Moisés: “Quem é pelo
Senhor”? (Êxodo 32:26). Como você reagirá?

Te desafio a fazer algo. Como você quer que as próximas gerações se lembrem de você? O que você tem feito por elas?
Não se desanime, recarregue-se! As tomadas estão aí: oração, prática da Palavra e humilhação perante Deus. Seja servo e sirva no ministério da igreja que Deus lhe conduziu. Não enterre seus talentos.

Ore pelas pessoas que você conhece, ore pelo grupo de jovens e adolescentes, ore por um derramar do fogo de Deus em toda essa geração. Ore sem cessar, até que Deus faça!

Como cristão que nasceu de novo, você faz parte de uma comunidade nova, redimida. Deus te chamou para fora das trevas, para levar fogo do amor Dele e tirar das trevas tanto quanto puder. Apresente seu “combustível bruto” a
Deus e permita que Ele o consuma.
A pergunta é: o quanto você deseja isso?
O rei Davi, que serviu aos propósitos de Deus na sua geração, escreveu profeticamente sobre uma promessa que Deus Pai fez para Deus Filho (Jesus) no Salmo 110:1-3.

Como um de seus soldados, você vai se apresentar voluntariamente quando for convocado? Vai ajudá-lo a receber os jovens “como orvalho”? Se for assim, eu te desafio a pedir ao Senhor para te encher com um amor fervoroso,zelo verdadeiro e fogo puro.
Senhor, venha acender meu fogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário