segunda-feira, 16 de julho de 2012

BREVE HISTÓRICO DA I.E.L.B (ANGLO CATÓLICA)


BREVE HISTORICO DA I.E.L.B.
A Igreja Episcopal Latina do Brasil (Reformada) define-se como uma igreja de corrente Católica Apostólica Independente.
Com uma tradição descendente dos véteros-católicos é um movimento reivindicativo que visa prosseguir as modificações ocorridas dentro da Igreja Católica, resultando num documento chamado Declaração de Utrecht, tornado público no dia 18 de julho de 1870.
Breve descrição
A Igreja Episcopal Latina do Brasil define-se integrante da Igreja una santa, católica, apostólica e reformada. Como as demais igrejas cristãs define-se fundada por Jesus Cristo. Seus bispos têm a sucessão apostólica da Igreja Católica Apostólica Romana. Reconhece como fontes de fé a tradição, a Bíblia Sagrada e o magistério dos padres da igreja.
Suas tradições são contudo protestantes e católicas, antigas e reformadas, progressistas e conservadoras. É uma Igreja que prega ao Cristo ressuscitado, trabalha para a extensão do Reino de Deus.
A IELB ainda que com características próprias, dada sua condição de Igreja Nacional. Como tal a Igreja Episcopal Latina do Brasil se sente continuadora da antiga Igreja no Brasil, que se tornou independente da organização da Igreja de Roma.
A mesma foi estabelecida em 2004 por cristãos brasileiros dissidentes da igreja de Roma. À frente deles está Dom Lucas Macieira da Silva, Assim, no sínodo de 2004 elegeu-se Arcebispo o Reverendo Lucas Macieira, então bispo da igreja Vétero-Católica e este se dedicou à elaboração de uma liturgia própria. O Bispo Macieira é consagrado em 2004 por bispos da Igreja Apostólica Episcopal Portuguesa (Vétero-Católica) com a que se mantinham relações de fé e fraternidade. A Igreja seguiu desenvolvendo-se no Brasil, passando por diferentes etapas políticas, por difíceis momentos de intolerância, perseguição, repressão e indiferença; apesar destes e outros graves problemas, a Igreja manteve sua obra, com o único objetivo de apresentar o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para a glória de Deus e a salvação dos homens e mulheres de boa vontade.

Sucessão Apostólica

Scipoin Cardeal Rebiba sagrou Cardeal Santinio 12, Março, 1566
Cardeal Santinio sagrou Cardeal Benninio 7, Setembro, 1586
Cardeal Benninio sagrou Cardeal San Vitale 4, Abril 1604
Cardeal San Vitale sagrou Cardeal Ludovisi 7, Maio 1621
Cardeal Ludovisi sagrou Cardeal Geatani 12, Junho 1622
Cardeal Geatani sagrou Cardeal Carpegna 7, Outubro 1630
Cardeal Carpegna sagrou Cardeal Altieri 2, Maio 1666
Cardeal Altieri sagrou Cardeal Orsini 3, Fevereiro 1675,Bispo de Roma ( Papa ) as Benedict PP XIII (1724)
Cardeal Orsini sagrou Prospero Lorenzo Lambertini 16, Julho 1723,Bispo de Roma ( Papa) as Benedict PP XVI (1740)
Papa Benedict XIV sagrou Carol della Torre Rezzoni 19, Março 1743,Bispo de Roma ( Papa) as Clemente PP XIII (1758)
Papa Clement XIII, sagrou Bernadinus Giraud, 26, Abril 1767, Cardeal (1771)
Cardeal Giraud sagrou Alexander Matthaous 23, Fevereiro 1777, Cardeal (1779)
Cardeal Matthaous sagrou Petrus Franciscus Galetti 12, Setembro 1819, Cardeal (1803)
Cardeal Galetti sagrou Iacobus Phillipus Fransoni 8, Dezembro 1822, Cardeal (1826)
Cardeal Fransoni sagrou Carolus Sacconi 8, Junho 1851, Cardeal (1861)
Cardeal Sacconi sagrou Eduard Howard 30, Junho 1872, Cardeal (1877)
Cardeal Howard sagrou Mariano Rampolla Marchese del Tindaro 8, Dezembro 1882, Cardeal (1887)
Cardeal Rampolla del Tindaro sagrou Joaquin Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti 26, Outubro, 1890, Cardeal (1905)
Cardeal de Albuquerque Cavalcanti sagrou Sebastião Leme da Silveira Cintra 4, Junho 1911, Arcebispo (1921)
Arcebispo Silveira Cintra sagrou Carlos Duarte Costa 8, Dezembro 1924 Dom Carlos Duarte Costa sagrou Dom Luis Cartilho-Mendez em 3 de Maio de 1948.
D.Luis Fernando Castillo-Mendez, D.Josivaldo Pereira de Oliveira, D.Bartolomeu Sebastião Vilela e D.Rainer Laufers sagraram Dom António José da Costa Raposo a 22 de Novembro de 1982. D.Rainer Laufers foi sagrado por bispos da Igreja Vétero Católica.
D.António José da Costa Raposo sagrou Dom Iranildo Macieira da Silva (Dom Lucas Macieira da Silva) em 25 de Outubro de 2004 em Portugal.
A Sucessão de Dom Lucas Macieira da Silva é ininterrupta e segue rigorosamente a mesma linha sucessória aceita como verdadeira por varias denominações inclusive pela Igreja Católica Apostólica Romana
Baseado na declaração de Utrecht
A Igreja Episcopal Latina do Brasil, diz o seguinte:
Entendemos como declaração de Utrecht: “Nós rejeitamos os decretos do Concilio denominado do Vaticano I que foi promulgado 18 de julho de 1870 relativo à infalibilidade e o Episcopado universal do Bispo de Roma, decretos que estão em contradição com a fé da Igreja antiga, e que destroem sua constituição canônica antiga, atribuindo ao Papa a plenitude de poderes eclesiásticos sobre de todas as Dioceses e sobre todo o católico. Por negação desta jurisdição de Primeiro nós não desejamos negar a primazia histórica que vários Concílios Ecumênicos e Pais da Igreja antiga atribuíram ao Bispo de Roma o reconhecendo como o Primus inter pares. Nós o rejeitamos em todos os pontos o que está em contradição com a doutrina da Igreja primitiva. Nós também renovamos os protestos antigos da Igreja Católica de Holanda contra os erros da Cúria Romana, e contra seus ataques nos direitos de Igrejas nacionais. Nós recusamos aceitar os decretos do Concílio de Trento em assuntos de disciplina, e como para as decisões dogmáticas daquele Concilio nós aceitamos acatando somente os ensinamentos que estão em harmonia com o ensino da Igreja primitiva.
Sobre a Eucaristia
Considera que a Santa Eucaristia sempre foi o verdadeiro ponto central de adoração católica, sendo por isso um direito para declarar o compromisso de uma fidelidade perfeita à doutrina católica antiga em relação aosacramento do altar, acreditando que o homem recebe o corpo e sangue de Jesus Cristo sob as duas espécies de pão e vinho.
A celebração Eucarística na Igreja não é uma repetição ininterrupta nem uma renovação do sacrifício expiatório que o Jesus ofereceu uma vez para tudo na Cruz, mas é um sacrifício porque é a comemoração perpétua do sacrifício oferecida na Cruz, é o ato pelo qual nós representamos em terra e destinamos a nós o um oferecimento que o Jesus Cristo faz em Céu, de acordo com a Epístola para os hebreu 9:11-12, para a salvação de humanidade resgatada, se aparecendo para nós na presença de Deus (Heb. 9:24). O caráter da Eucaristia Santa que é assim compreendido é, ao mesmo tempo, um banquete sacrificatório por meio de qual o católico recebendo o Corpo e Sangue de nosso Salvador, entre em comunhão com um ao outro (Cor. 10:17).
Espera que teólogos católicos, mantendo a fé da Igreja não dividida, terão sucesso estabelecendo um acordo em perguntas que foram controvertidas às divisões que surgiram entre as Igrejas desde então. Nós exortamos os padres debaixo de nossa jurisdição ensinar, ambos orando e pela instrução do jovem, especialmente as verdades Cristãs essenciais professadas por todas as confissões Cristãs, evitar, discutir doutrinas controvertidas, qualquer violação de verdade ou caridade, e em palavra e ação fixar um exemplo aos membros.
Mantendo e professando a doutrina de Jesus Cristo fielmente, recusando admitir esses erros que pela falta cometida por homens na Igreja católica, colocando os abusos em assuntos eclesiásticos de lado, junto com as tendências mundanas da hierarquia, acreditamos nós que poderemos combater com eficácia os grandes males de nosso dia que é incredulidade e indiferença em assuntos de religião”.
Declarado em Utrecht a 24 de setembro de 1889
Assinado por:
Heykamp
Rinkel
Diependaal
Reinkens
Herzog

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